A atração entre nêutrons e prótons no núcleo atômico é conhecida como força nuclear forte. Esta força é responsável por manter o núcleo atômico unido, apesar da repulsão elétrica entre os prótons positivos.
A força nuclear forte é uma das quatro forças fundamentais da natureza, juntamente com a força gravitacional, a força eletromagnética e a força nuclear fraca. Ela é mediada por partículas chamadas mésons, que são trocadas entre os prótons e nêutrons no núcleo atômico.
Os prótons e nêutrons são chamados de nucleons e são compostos de quarks, que são partículas subatômicas ainda menores. A força nuclear forte é transmitida pelos glúons, que são partículas que interagem com os quarks dentro dos nucleons.
A força nuclear forte é extremamente poderosa em distâncias muito curtas, como dentro do núcleo atômico. Ela é responsável pela energia liberada durante a fissão nuclear e pela energia produzida nas reações nucleares que ocorrem dentro das estrelas.
Em resumo, a atração entre nêutrons e prótons no núcleo atômico é devida à força nuclear forte, que é mediada por partículas chamadas mésons e interage com os quarks dentro dos nucleons. Essa força é responsável por manter o núcleo atômico unido e é uma das quatro forças fundamentais da natureza.
Comments